tela de um celular
bc-pro-reconstrutor

O mercado da beleza está em alta há alguns anos. Mesmo com as recentes crises financeiras ocorridas no Brasil e no mundo, as clínicas de estética e salões de beleza continuam com uma crescente cartela de clientes disponível. E eles se mantém dessa forma porque aplicam cada uma das dicas de salão de beleza que você vai ver aqui!

Entretanto, essa constante boa fase também causa o aumento da concorrência, fazendo com que fique cada vez mais acirrada. Por isso, separamos abaixo excelentes dicas de salão de beleza para que você possa inovar e crescer ainda mais neste mercado. Acompanhe!

Salão de beleza: a divulgação do trabalho é o ponto de partida

Se você parar para pensar apenas um pouco em grandes nomes da área de beleza, como Romeu Felipe e Anderson Couto, vai perceber que todos eles não param de investir na divulgação de seus trabalhos.

Isso não é à toa e tem um motivo claro e simples: a divulgação é o ponto de partida de qualquer negócio, assim como mantê-la também é muito importante para a sobrevivência do empreendimento. Por isso, não subestime a importância da propaganda em seu salão de beleza.

Grande parte dos salões abertos no Brasil atualmente desconhecem o valor do marketing para os seus negócios e, por isso, você pode se destacar da concorrência fazendo diferente. Abandone de vez o feijão-com-arroz e faça uma estratégia de marketing específica para o seu empreendimento.

Pessoa acessando notebook

  • Crie a sua persona

Para começar e saber como dar um up no salão de beleza com uma estratégia de marketing, primeiramente você precisará analisar quem são os seus clientes, com dados como sexo, idade, região em que moram, preferências, inspirações, dentre outros. Esses dados servirão para a criação de sua persona, que é uma representação realista do seu perfil de cliente ideal.

Pessoas fazendo planos de marketing numa mesa

  •  Tenha um bom site

Ter um site para o seu salão de beleza é primordial, já que, atualmente, grande parte das pessoas pesquisam sobre empreendimentos em sites de pesquisa, como o Google, para verificar se são locais de confiança e sérios, além de informações como endereço, telefone, e-mail e redes sociais.

Além disso, sempre mantenha o layout elegante e responsivo, com todas as informações atualizadas. Manter uma boa galeria de fotos de trabalhos já realizados e testemunhos de clientes é uma das dicas de salão de beleza para aumentar as visitas e passar credibilidade.

óculos, bloco de notas e notebook

  • Invista em um blog

Sabemos que, hoje em dia, quando temos alguma dúvida ou precisamos de alguma informação, uma das primeiras coisas que fazemos é procurar no Google ou outro mecanismo de pesquisa. Por isso, investir em um bom blog com postagens regulares e técnicas de SEO pode fazer toda a diferença em sua estratégia de marketing para atrair mais clientes.

As redes sociais também são uma excelente forma de divulgação. Confira dicas para utilizar tais mídias a seguir.

Invista nas redes sociais: dicas de promoção de salão de beleza

As redes sociais tem crescido bastante atualmente entre os brasileiros. Só pra você ter uma ideia, dados do relatório “2018 Global Digital”, da We Are Social e da Hootsuite, mostraram que os brasileiros são campeões mundiais na utilização das redes, passando, em média, 3 horas e meia por dia nestes aplicativos e sites.

Por isso é tão importante o investimento na promoção de seu salão de beleza nas redes sociais. Os seus clientes estão lá e, portanto, você precisa marcar presença lá também.

Mulher sentada mexendo no celular

  • Cresça com o Facebook

A propaganda de salão de beleza no Facebook pode render bons frutos para o seu negócio, por isso, você deve investir na divulgação orgânica da sua página, além de utilizar também a ferramenta Facebook Ads.

  • Utilize o Instagram

O Instagram é uma das melhores plataformas para profissionais de beleza que querem divulgar os seus trabalhos. Muitos perfis são criados com esse intuito, logo, fazer isso também é muito importante para o sucesso do seu estabelecimento. Coloque a alimentação deste canal como prioridade em sua rotina diária.

Mulher mexendo no celular

  • Invista em boas fotos

Uma boa foto, tirada com um câmera de celular de qualidade fará toda a diferença para o seu feed no Facebook e Instagram, pois seus possíveis clientes sentirão uma maior credibilidade em seus trabalhos feitos.

Por isso, não economize na fotografia e tire várias fotos, variando as posições e penteados dos seus trabalhos para ter bastante material para postar. Uma boa dica de post são imagens de “antes e depois”, uma tendência que tem feito muito sucesso no universo da beleza.

Você também pode ir além e fazer diferente dos seus concorrentes, criando um espacinho em seu salão específico para tirar boas fotos. Neste espaço, você poderá investir em uma boa decoração, com peças bonitas e modernas, além um espelho bem grande para que seus clientes possam tirar selfies incríveis e você tenha lindas fotos para abrilhantar o seu feed.

10 dicas: ideias inovadoras para salão de beleza

Além de investir em marketing digital, existem outras ideias inovadoras que podem trazer muitos resultados positivos para o seu salão de beleza. Confira agora 10 dicas super especiais que podem fazer com que seu empreendimento faça ainda mais sucesso!

bc-pro-reconstrutor

1- Chame a atenção pela decoração do salão

A apresentação do salão de beleza é muito importante e a decoração é a primeira coisa que seu cliente vê quando chega em seu salão, sendo um de seus cartões de visita. Por isso, não ignore a importância de uma boa decoração no ambiente do seu empreendimento.

Para isso, você precisará pensar no público que atende, no espaço disponível, na combinação de cores ideal, além alguns outros importantes fatores. Temos um post completo com dicas de decoração para salão de beleza, você pode acessá-lo clicando aqui.

salão de beleza

2- Realize uma gestão financeira eficaz

A administração financeira é primordial para o seu salão de beleza e pode definir o sucesso ou o fracasso de seu negócio. Por isso, não subestime a importância desse fator, pois como profissional de beleza, você tem grandes chances de faturar muito dinheiro.

Por isso, você precisará administrar bem esse dinheiro, para que possa crescer continuamente e alavancar a sua carreira. O principal cuidado que você deve ter é para não confundir as suas finanças com as finanças do salão. Separe o que deve ser pessoal e o que deve ser da sua empresa e controle sempre as entradas e saídas de dinheiro.

3- Gerencie o seu estoque

Uma boa ou má administração de seu estoque pode impactar diretamente no financeiro de seu salão e definirá se as finanças estarão ou não equilibradas. Por isso, administre bem os produtos estocados, não compre produtos para mais e nem para menos, para não descapitalizar e nem deixar acabar.

Para te auxiliar nessa tarefa, você pode realizar este controle por meio de um software de gestão de beleza, ou ainda a planilha de controle financeiro e comissionamento da BeautyClass, que você pode acessar abaixo:

4- Monte uma boa equipe

Ter uma boa equipe com bons profissionais é primordial para o sucesso de seu salão de beleza. Isso porque o atendimento é um dos carros chefe de qualquer empreendimento e um cliente que recebeu um mal atendimento dificilmente voltará ao seu salão.

Além disso, ter um plano de carreira pode reter os bons profissionais em sua equipe e alavancar o seu negócio. Ver o seu salão como um verdadeiro negócio e gerí-lo como uma empresa fará toda a diferença.

pessoas apertando a mão

5- Faça trabalhos excelentes e transforme o seu nome em uma marca

Capriche bastante em cada um dos cabelos, maquiagens e unhas que você faz, para que fiquem excelentes, tornando-se assim a característica principal e mais conhecida do seu salão de beleza. Assim, progressivamente, as pessoas começarão te reconhecer pelos seus trabalhos e o nome de seu salão irá se transformar em uma marca.

6- Aposte em novidades

Acompanhar as novidades e tendências do mercado da beleza também é super importante para inovar e fazer cada vez mais trabalhos melhores. Por isso, vale sempre dar uma olhada no Pinterest, seguir as celebridades e profissionais influentes da sua área, acompanhar blogs e revistas além de marcar presença nos principais eventos para descobrir todas as novidades no mundo da beleza.

7- Incentive o agendamento prévio

Uma das melhores formas de garantir o retorno de seus clientes ao seu salão, além de manter um bom relacionamento, é incentivar o agendamento prévio.

Para isso, você pode fazer com que o seu cliente, após finalizar um trabalho, deixe o seu salão de beleza com mais um horário já agendado. A sua recepcionista é a aliada perfeita para isso.

Assim, você deve fornecer um treinamento especial para a profissional para garantir que ela faça o serviço da maneira correta, além de ensiná-la a oferecer e divulgar produtos e serviços complementares.

Mulher sendo maquiada

8- Realize eventos no seu salão de beleza

Promover eventos para salão de beleza é outra excelente ideia inovadora para alavancar o seu negócio e garantir o seu sucesso. Uma dica legal é convocar os clientes que mais compareceram ao seu salão num determinado mês para um evento divertido, com direito a promoções e descontos, além de comes e bebes.

Esses eventos também pode ser uma ótima estratégia de branding e causar uma boa impressão e repercussão nas suas redes sociais. Os seus seguidores verão o evento como um sinal de reconhecimento e bom relacionamento com os clientes e se poderão se interessar ainda mais pelos seus serviços.

9- Faça promoções

As promoções são, inegavelmente, uma ótima forma de atrair novos clientes e fidelizar os já conquistados. Uma das dicas de promoção de salão de beleza é fornecer um cupom de desconto para os clientes que comparecem com frequência ao seu estabelecimento, além de montar combos promocionais com seus serviços.

Além disso, algumas dicas de brindes para salão de beleza que podem acompanhar as promoções são necessaires, espelhos de bolsa, escovas dobráveis, chaveiros de maquiagem, dentre outros.

Mulher segurando placa

10- Pratique preços inteligentes

Definir uma boa estratégia de preços também é um dos pontos importantes na gestão do seu salão de beleza. Para isso, você deve analisar o seu negócio: se o seu salão fica localizado em um bairro comum e seus clientes forem de renda baixa e médias, confira qual a faixa de preços praticada pelos concorrentes, para não perder clientes.

Entretanto, se os seus clientes, em geral, possuem rendas média altas e altas, você poderá praticar preços mais altos, também de acordo com os concorrentes que praticam serviços semelhantes aos seus.

Gostou do conteúdo? Então aprenda a tirar fotos fantásticas que valorizam o seu trabalho: Marketing para Salão de Beleza: 10 dicas para criar uma marca de sucesso

bc-pro-reconstrutor